Workshop da ABGP sobre Geotermia: Sucesso no Debate Energético e Sustentável

O Workshop “Geotermia: Energia & Sustentabilidade”, organizado pela Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo (ABGP) e com patrocínio master da Petrobras, foi realizado no dia 21 de agosto de 2025, no Centro de Convenções Ed. Ventura, no Rio de Janeiro. O evento reuniu 75 profissionais da academia e da indústria de óleo e gás e novas energias, proporcionando um espaço para discussão e reflexão sobre o papel estratégico da energia geotérmica na transição e na segurança energética. Foram abordados temas que vão desde o potencial técnico e econômico da energia geotérmica a até os possíveis caminhos regulatórios e ambientais para sua implementação no Brasil.

Este foi o segundo evento no Brasil dedicado exclusivamente a essa temática, sendo o primeiro fomentado por uma associação e contando com a participação da Empresa de Pesquisa Energética – EPE nas discussões (o anterior foi promovido pela Petrobras em Novembro de 2024). Segundo o Professor e Pesquisador Alberto Hernandez Neto, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o workshop foi um marco importante para a construção de uma massa crítica nacional e para fomentar o engajamento dos órgãos públicos e da sociedade.

O evento contou com 10 palestras de diferentes atores relevantes na discussão e viabilização do aproveitamento do potencial geotérmico no cenário brasileiro. A Petrobras apresentou perspectivas interessantes de sinergia. A CPIP revelou que o governo Colombiano fará o primeiro leilão para geotermia. A USP trouxe casos de utilização direta de energia térmica e seus benefícios. A Empresa de Pesquisa Energética do Brasil (EPE) e a consultoria Wood Mackenzie abordaram a visão estratégica e geopolítica da geotermia tanto para uso direto como para geração de energia elétrica. Além disso, palestras sobre casos de estudo e avaliação de potencial foram apresentadas por representantes do Project Innerspace, Serviço Geológico do Brasil, Utah Forge e Seequent. Por fim, foram discutidas pela SLB ferramentas de perfilagem e a viabilização do mercado de energia geotérmica no Brasil .

Ao final do workshop, uma mesa-redonda reuniu referências dos setores público, privado e acadêmico para discutir as principais questões para viabilização do aproveitamento da energia geotérmica no Brasil e seu potencial na matriz e na segurança energética do país como única energia renovável de base. Foram abordados temas como legislação, sinergia com outras energias renováveis, necessidade de investimentos em mapeamento do potencial, de articulação da cadeia produtiva , e de incentivo a projetos piloto.

Durante o evento, a Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, anunciou em primeira mão a proposta de um plano diretor do governo brasileiro para estimular a implantação de projetos de geotermia, o PlanGEO.

Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira dos Geólogos do Petróleo, Igor Viegas, o evento cumpriu seu objetivo de atualizar o conhecimento técnico e fomentar o diálogo, marcando um passo importante para o avanço dessa energia, e dos desenvolvimentos tecnológicos associados a ela, no Brasil. ABGP reafirma seu papel estratégico ao promover discussões relevantes e manter-se na vanguarda do conhecimento técnico-científico no setor de energia. Além disso, reforça seu compromisso em organizar, no futuro próximo, mais um evento dedicado à temática .

Nossos agradecimentos ao comitê técnico,  aos palestrantes, Chairs e participantes. E o agradecimento especial ao patrocínio Master da Petrobras.

O conteúdo completo do evento será disponibilizado em breve na área exclusiva para associados da ABGP.

Associe-se e tenha acesso a debates estratégicos, conteúdos exclusivos e uma rede ativa de profissionais do setor de geociências e energia.

Para mais informações acesse: abgp.geo.br

📸 Para ver as fotos oficiais do evento, clique aqui!

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner